Palavras de amor, palavras de afeto, palavras de alegria, palavras de amizade, palavras de carinho. São tantas palavras... Palavras, palavras...


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A Lista de Amigos

Pensar nos amigos, grandes amigos, para fazer a Lista como diz Oswaldo Montenegro: ”quem você mais via há dez anos atrás”.
A minha Lista com certeza é muito grande. Convivo com pessoas em casa, na rua, no trabalho, na Igreja. Não correrei o risco de listá-los. Poderia esquecer algum e magoá-lo para sempre. E amigo é para ser amado, nunca magoado.
Andei lendo alguns livros nestas férias que me fizeram refletir sobre o amor, sobre a amizade. Sobre o que é simples, óbvio e corriqueiro, que de tão presente em nossa vida esquecemo-nos de olhá-lo. De perceber e valorizar.
Meus amigos, grandes amigos, melhores amigos, amigos íntimos, amigos amigos, amigos de fé, irmãos, camaradas sempre ao meu lado. Contar com vocês. Ter certeza de suas presenças. Manter o elo sempre firme. Olhar nos olhos. Ser presença. Estar presente. Fazer a Lista pra quê?
A sugestão do poeta é para aqueles que esquecem o valor das coisas simples. É uma forma de resgatá-los. Sei. Às vezes, a distância nos engana. Separa. Leva para longe. Perdemos o contato.
Seria ideal que mantivéssemos um fio por frágil que fosse, mantivéssemos. Porém as pessoas mudam.  Mudam-se e nos esquecem. Também nós as esquecemos de cultivar, de cativar e quando percebemos já vão longe. Porque deixamos que aconteçam as separações. Não são eles, somos nós, os culpados do fio desandar. Arrebentar.
Tratemos por inteiro das nossas amizades. Elas nos fazem conexos. Vivos. Somos os responsáveis, porque cativamos. Não esperemos que eles nos venham cobrar a nossa lembrança. Sejamos os fortes, permanecendo atentos.
Todos e cada um têm a sua parcela na responsabilidade assumida diante da amizade. A vida nos cobra esses laços. É tão simples mantê-los. Mais difícil é reconquistá-los.

                                       Artemísia

2 comentários:

  1. Fazia tempo que a senhora não postava nada, mas como valeu a pena esperar!

    ResponderExcluir
  2. Estou arrumando as ideias...
    Em breve escreverei mais.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir