Palavras de amor, palavras de afeto, palavras de alegria, palavras de amizade, palavras de carinho. São tantas palavras... Palavras, palavras...


domingo, 20 de fevereiro de 2011

Sem chip

Não nos colocaram chip ainda. Mas há pessoas que sabem imprimir nas outras, certos estigmas, se é que se pode falar assim. Todos nascem com suas características pessoais, próprias, individuais, independente da cor, da orientação sexual, do papel que desempenha.
O que torna o humano bonito é esta diversidade: preto, branco, moreno, hoje ninguém mais se declara moreno. Diz-se pardo. Pardo, pra mim, é cor de burro quando foge. Moreno! Cor daqueles que trazem na pele a mistura das raças. Como se houvesse mais de uma.
Porém a personalidade, essa ninguém imprime. O caráter. O Jeito de ser. Podem até pensar que moldam, lapidam como se fosse uma pedra bruta que toma a forma que o outro quiser.
A família educa à sua maneira. A escola complementa o seu saber. O meio dita algumas regras. Mas o HD Humano... Aquele que é único e que registra cada impressão vivida a partir da concepção e que ninguém tem acesso é individual. Porque ninguém penetra.
Estudiosos tentam desvendar os seus mistérios. É sensível e pode registrar mais do que se imagina. Vai guardando e é difícil de apagar. Coisas boas, coisas tristes, coisas que não deveria guardar. Vai levando dentro de si. Não há muitas vezes a intenção, mas uma palavra é capaz de penetrar-lhe a alma e pronto. É para sempre. Como o ferro quente que marca a rês.
O ferro invisível já foi impresso e a marca registrada não se apaga e tem um poder destruidor
Se for mal dita.
Certa vez, na escola, a professora deixou um recadinho na prova: Você é boa aluna, estudiosa, inteligente, mas é indelicada por natureza...
Pronto! O ferro quente baixou e o HD registrou. O que é ser indelicada por natureza? É ter personalidade e não se render aos caprichos dos outros. É ser autêntico e não ser do mesmo partido político em cidade pequena. É ser forte, lutador. É ser gente! Não ser manipulado como um ventríloquo, um fantoche. É ser você mesmo, verdadeiro e sempre. Falar a verdade. A sua verdade, o que você acredita mexe com o brio dos outros. Há pessoas que preferem a falsa verdade. O engano. Falar a verdade para esses é ser indelicada por natureza.
Levam-se anos tentando deletar o que não interessa mais ou nunca interessou, mas ETA bichinho difícil de se apagar.
Se todos compreendessem melhor essa parte humana, talvez imprimissem mais o bom caráter, porque teriam mais respeito e cuidado com as palavras a serem ditas, proferidas e inculcadas no cérebro ouvinte...

2 comentários:

  1. Como sempre...SE SUPEROU!!!!!!!!!!! Sou sua fã!!!

    ResponderExcluir
  2. Márcia, gosto muito dos seus comentários. Eles me fazem escrever melhor. Obrigada!
    Eu também sou sua fã e não quero ficar sem o seu sorriso a cada manhã!!!!!!!!

    ResponderExcluir