Palavras de amor, palavras de afeto, palavras de alegria, palavras de amizade, palavras de carinho. São tantas palavras... Palavras, palavras...


domingo, 30 de outubro de 2011

Sinfonia de passarinhos

                          
         São cinco horas da manhã. Acordo, mas permaneço imóvel na cama, a ouvir a raríssima beleza que a Natureza nos oferece, apesar dos maus tratos e descuidos de certo seres que se dizem humanos.
Eles estão ali, comprometidos com nada. Sem obrigação nenhuma, fazendo sua alvorada. É uma mistura de sons e uma melodia. Enquanto eu a pensar, vou meditando e perguntando quem será o maestro dos passarinhos? Comparo aos humanos, quem os faz ter compromisso e responsabilidade para a cada manhã despertar tão cedo e cantar, cantar e voar alegremente sem nenhuma preocupação se a conta será alta, se terá alimento, se falta alguma coisa para completar a sua felicidade.
         Os humanos, ah, os humanos! Deveriam aprender dos passarinhos essa grande lição: Com nada ter de se preocupar e cantar e bailar e ser feliz... Mas não, primeiro pergunta o que vou ganhar com isso, quanto vou ganhar quem vai me pagar para que eu faça este trabalho?
Sei, somos mesmo muito diferentes dos passarinhos, eles têm casa, comida, roupa... Um pequeno quintal e uma humilde goiabeira, um pezinho de acerola, outro de amora, pronto, aí tem tudo. Moram, comem, dormem e é um luxo o seu viver.
Nós, não. Nós queremos mais, sempre mais. É justo. É certo. Faz parte do crescimento humano, sonhar, crescer, querer sempre mais e melhor, mas é importante que junto ao querer ter some-se o querer ser e tentar fazer-se maior e melhor a cada dia. Não melhor que o outro numa competição desmedida, desenfreada. Ser melhor que você mesmo, superar-se na humildade, na mansidão, na compreensão, no perdão, em tudo que o faça diferente do outro e aproxime da orquestra dos passarinhos. Que todo dia cumpra o seu dever sem tirar o outro do seu fazer ou do seu lazer que nos alegra e nos encanta, tornando a nossa manhã prazerosa para que comecemos bem o nosso dia.
         Que maestro teria tal paciência para ensinar com tanta sabedoria?
Há um pequeno vídeo chamado “The Birds Song Score” – (A Partitura dos Pássaros). É um vídeo muito simples. Quem nunca viu um bando de andorinhas pousando nos fios elétricos dos postes da cidade? É isso que mostra, acrescentando as notas musicais, entra a sinfonia.
Grandes musicais a cada manhã e não precisamos morar afastados ou em florestas para sermos agraciados com um novo espetáculo. Tiremos desta oportunidade uma nova lição: A humildade que nos faz crescer como pessoas que se dizem civilizadas.
Espero que apreciem o vídeo, porém, mais ainda a sinfonia dos passarinhos!
Artemísia


4 comentários:

  1. Concordo, tia Bibi, devemos sempre tentar ser melhores do que éramos ontem, a vida é um aprendizado constante. E como é difícil competir nós mesmos!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Viver, viver, viver... Viver intensamente cada momento... Ver a beleza das coisas, mesmo as mais simples... Aprender que isso também é felicidade... Lindo!!! Márcia

    ResponderExcluir
  3. Artemisia, amei, sua visão em relaçao a sinfonia dos passaros: acredito que seja realmente assim.Abraço carinhoso e fraterno. Fatima Bezerra.

    ResponderExcluir
  4. Minhas gatinhas lindas:
    Sobrinha, Andressa;
    Colega, Professora Márcia;
    Conterrânea Fátima, são pessoas como vocês, as criaturas mais belas de coração, que fazem este mundo melhor.
    Um grande abraço às três princesas!

    ResponderExcluir