Palavras de amor, palavras de afeto, palavras de alegria, palavras de amizade, palavras de carinho. São tantas palavras... Palavras, palavras...


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A Bandeira Do Município De Várzea Alegre - Ceará


A bandeira foi concedida a partir da saga do município e do seu povo. ela é uma síntese que procura resumir simbolicamente a formação e a história do município. vejamos.
Um retângulo que se divide em dois campos, sendo um vermelho e outro verde.
O campo vermelho representa o sangue e a força de quantos lutaram pela consolidação do município.
O campo verde representa a vegetação exuberante das matas e a esperança que sempre se renova de geração a geração.
Um círculo branco se abre ao centro invadindo os dois campos e representando o globo terrestre. No centro do globo o município é configurado em seu mapa. Uma linha transversal divide o mapa como as linhas imaginárias que dividem a história. No lado norte aparece o sol sempre a iluminar os caminhos do futuro. No lado sul, sobre um monte, uma cruz, como símbolo da origem cristã descrita na história dos nossos ancestrais.
Circulando o mapa aparecem uma estrela maior representando a sede do município e cinco estrelas menores representando os distritos de Naraniú, Canindezinho, Calabaça, Riacho Verde e Ibicatu. As estrelas são todas amarelas representando o cacho de arroz maduro. Tão abundante nos vales dos município. Pôr fim duas faixas aparecem, uma na parte superior e outra na faixa inferior do globo. Na parte superior o lema "Confia no porvir" e na inferior do globo "Sorri ao passado".

Tibúrcio Bezerra

*Criador da bandeira e é atual vice-prefeito desse município de Várzea Alegre

3 comentários:

  1. Pra mim que sou bairrista e apaixonado por Várzea Alegre tinha que mostrar a história dessa bandeira pro mundo pois pra mim é a bandeira mais linda da face da terra

    ResponderExcluir
  2. Israel, eu também acho muito linda esta Bandeira.

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar, boa tarde Artemisia, Israel.
    Eu tambem sou apaixonada por essa terra; e acho essa Bandeira a mais lindo, e expressiva do mundo!!!Abraço Fatima Bezerra.

    ResponderExcluir