Palavras de amor, palavras de afeto, palavras de alegria, palavras de amizade, palavras de carinho. São tantas palavras... Palavras, palavras...


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

As três Peneiras


 Um rapaz procurou Sócrates e lhe disse que precisava contar algo.
Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
O que você vai me contar passou pelas três peneiras? Três peneiras???
Sim. A primeira é a verdade. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenhas apenas ouvido contar, a coisa deve morrer por aí mesmo.
Suponhamos então que seja verdade. Deve, então, passar pela Segunda peneira: a bondade. O que vai contar é coisa boa. Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo?
Se o que você vai me contar é verdade, é coisa boa, deverá ainda, passar pela terceira peneira: necessidade. Convém contar? É necessário contar? Resolve alguma coisa? Pode melhorar o planeta?
 E arremata Sócrates:
Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você, seu irmão irão se beneficiar. Em caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre irmãos, colegas do planeta.
BOM CARNAVAL A TODOS!

Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.

-- 
Att,
 
Randolph Byron
CREF1 8939 G/RJ.
Recebido via e-mail

Um comentário:

  1. Artemisia, olá!
    Caso queira se inscrever como autora do Duelos, basta enviar seu e-mail para shintoni@terra.com.br, que enviarei a você o -mail de permissão para postagem, tá?
    Como shintoni não está podendo administrar o blog neste período, pediu-me que fizesse este contato com os autores.
    Um abraço,
    Alba.

    ResponderExcluir