Palavras de amor, palavras de afeto, palavras de alegria, palavras de amizade, palavras de carinho. São tantas palavras... Palavras, palavras...


domingo, 19 de agosto de 2012

Eu e meus botões



            Todos os dias eu brinco com a vida, dizendo para ela que pretendo retardar a Alzheimer. E não estou brincando. A minha mãe, hoje com noventa e cinco anos, viveu bem por quase noventa, até que um dia lá vem ela, a senhora Alzheimer, com toda sua imponência e ataca sem piedade.
            Há dias venho pensando nela. Mas não vou respeitá-la. Tudo que puder, farei para contrariá-la. Não permitirei que tome conta de mim. Soe muito curiosa com relação a tudo que se refere à D. Alzheimer. Exercícios bem simples são indicados para retardar a sua visita, já que não há prevenção.
            Li hoje no jornal uma matéria sobre o assunto. O jornal diz que segundo a Associação Internacional da Doença de Alzheimer (ADI) 35,6 milhões de pessoas convivem com a enfermidade (dados de 2010). Em 2030 chegue a 65,7 milhões e em 2050, a 115,4 milhões. É incurável e apavorante. Porém pesquisadores do mundo todo estão empenhados em ao menos facilitar o diagnóstico e apontar seus riscos.
            Há algumas dicas que nos ajudam a mantê-la um pouco distante e melhorar a nossa memória. São elas: Prestar mais atenção ao que nos é dito; Cuidar bem da nossa alimentação, comendo várias pequenas refeições ao dia para evitar baixar níveis de glicose no sangue; Dormir bem, em média sete ou oito horas por noite; Sonhar... “Sonhar é outra parte do processo de alívio do estresse, que limpa a mente e permite um aprendizado mais rápido.”; Organizar o que for importante a seu redor; Repetir a mesma tarefa ou frase. “Aquele bom e velho hábito de repetir em voz alta continua sendo um dos melhores métodos de memorização.”; O mais importante é continuar aprendendo para exercitar a memória e por fim ter um hobby e ler também ajudam a não encontrá-la logo ali na esquina da vida. Além dessas dicas valem aquelas já bem conhecidas: mudar o trajeto; comer, escrever, desenhar com mão contrária à de costume. Sabe aquela brincadeira de criança que os adultos brigavam com a gente e diziam que estávamos vendendo nossa mãe para o diabo? Pois é, andar de costas é um ótimo exercício. Veja bem, o que vale é quebrar a rotina, o normal, o habitual e fazer diferente, o anormal. Não é legal a gente saber disso e deixar D. Alzheimer a nos esperar lá longe... Bem longe?!

Edvirgens, minha mãe e de mais dez filhos, fará 95 anos no dia 25 de agosto.

Artemísia

2 comentários:

  1. Eh...

    ARTEMÍSIA:

    Alzheimer. Ninguém está livre, mas você tem razão poderemos muito bem retardar sua indesejável visita.

    Basta fazermos a nossa parte. As técnicas para mantê-la à distância por mais tempo são simples, tão simples que ninguém liga. Ah se ligassem!

    ************************************************

    Faço votos para que D. Edvirgens receba sempre todo o carinho familiar, tão necessário nesses momentos.

    Ao mesmo tempo PARABENIZO-A pela longevidade, pois hoje iniciou mais um ano na sua jornada terrena.

    Que ela receba o meu carinhoso abraço, de coração a coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vicente, obrigada, a família inteirinha agradece junto comigo suas palavras de carinho para com a nossa mãe!

      Excluir