Palavras de amor, palavras de afeto, palavras de alegria, palavras de amizade, palavras de carinho. São tantas palavras... Palavras, palavras...


domingo, 19 de junho de 2011

Tarde De Domingo No Juremal

Abraço do Juremal
Mundim.

  
Já que estamos em período de copa do mundo, eu me lembrei de uma partida de futebol entre a seleção de Várzea Alegre e a do Sanharol, no então campo da Vazante, hoje estádio Juremal. As seleções estavam prontas, mas faltava o juiz. Um torcedor gritou da margem do campo:
- Bota Pedro Piau pra rifirir o jogo!
Leri de Vicente Totô que ia jogar pela seleção de Várzea Alegre gritou:
- Pêdo Piau eu num aceito não, qui ele vai punir pelo Sanharol, qui ele é de lá.
Colocaram Deda de Zé Augusto e ele nomeou Antônio Pagé e Mundim da Varjota para bandeirinhas.
Enquanto começava o jogo, vinha chegando Soarim puxando um cabresto de umjumento com dois caçuás de laranjas para vender aos torcedores. Amarrou a cabresto no pau da barraca de Manoel Balbino e foi para lateral do campo torcer pelo time do Sanharol.
Na seleção de V. Alegre tinha um moreno apelidado de Tinteiro que de vez e quando fazia um gol impedido. O juiz e seus auxiliares sem conhecer bem as regras do futebol deixavam passar.
Lá numa hora de um ataque, Tinteiro já estava quase dentro do gol, quando Soarim entrou no campo com os braços levantados e gritou:
- Ei seu Refe! O Sinhor num tá vendo isso não? Esse neguim tá de ofiçaide. Ele já passou dos dois beque e já tá quage agarrado cum o quipa.
Nesse mesmo momento Zé Moreira soltou uma bomba rasga lata, debaixo do jegue de Soarim. Com o barulho o jegue assustou-se e saiu arrastando a barraca pelo meio do campo, seguido de alguns torcedores que tentavam segurá-lo.
Foi nessa hora que o juiz muito autoritário, paralisou o jogo e expulsou Tinteiro, Soarim, o jegue e os dois bandeirinhas.
O artilheiro do jogo foi Tinteiro com 14 gols.

3 comentários:

  1. Mundim, suas estórias nos encantam!
    Obrigada mais uma vez e sempre!

    ResponderExcluir
  2. Mundim, foi bastante interessante esse relato que relembra o futebol amador de varzea alegre.É importante tambem que você comente sobre as personagens inesquecíveis que participaram desse esporte na época como:Tinteiro,Soarim,Pedro Piau e Deda de Zé Augusto.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ser Humano, seja bem vindo ao nosso espaço!
    Mas Anônimo, não me anima!

    ResponderExcluir