Palavras de amor, palavras de afeto, palavras de alegria, palavras de amizade, palavras de carinho. São tantas palavras... Palavras, palavras...


sábado, 21 de janeiro de 2012

AUTOBIOGRAFIA ELIZA GOMES CORREIA


Eliza Gomes correia – Nasci no dia 09 de janeiro de 1912 na cidade de Iguatu.
Primogênita de Ildefonso Correia Lima Primo e de Maria da Glória Gomes Correia, pais humilde, mas confortada, rodeada de carinhos de estimada por todos. Aos cinco anos incompletos, a trágica moléstia poliomielite roubou-lhe a vivacidade de criança. Consternando meus familiares. Os esforços da ciência médica não conseguiram uma cura radical.
A essas alturas já estudava as primeiras letras em minha própria residência, sendo as aulas ministradas pela minha mãezinha que exercia o magistério. O terrível mal interrompeu minhas atividades por espaço de tempo.
Aos sete anos consegui continuar meus estudos e aos doze, conclui o primário.
Ao atingir a idade de treze anos, quando já suportava as agruras da vida e conformada com os desígnios de Deus, a morte inevitável dilacerou meu coração, arrebatando minha querida mãezinha e logo após o meu extremoso pai.
A falta destes ocasiona a triste separação dos meus irmãozinhos pequenos que já viviam com meus cuidados.
A grave situação obrigou-me a distanciar de meu torrão natal, passando a enfrentar a vida de familiares e onde existisse interesse pela minha modesta profissão de ensino rudimentar.
Cheguei a Várzea Alegre no dia 18 de dezembro de 1928, aceitando um convite de um primo carnal de meu pai. Ildefonso Correia Lima, residente no sítio Panelas, onde permaneci vários anos exercendo meus limitados conhecimentos rudimentares.
No dia 05 de novembro de 1937, por iniciativa particular, fundei uma escolinha na sede denominada “Santa Inês”, que permaneceu várias décadas ativa, passiva e bem frequentada.
Com muito amor, dediquei-me ao serviço da família, dos educandos e dos amigos. Foram anos misturados de lágrimas, de alegrias, de sorrisos e de prantos.
Estas ocorrências sucederam com auxilio da divina providência e o estímulo de corações abnegados.
Duas surpresas me sensibilizaram: A conquista de uma cadeira de rodas no ano de 1962, no governo de Juscelino Kubitschek de Oliveira e o auxílio de uma verba no governo João Goulart.
No momento de minha vida cotidiana, em dados momentos, profiro estas palavras: “Jesus vos adoro, ofereço meu coração e imploro fortalecer minha fé, meu amor ao próximo, conservando minha lucidez e minha visão até os últimos momentos da vida.

Eliza Gomes Correia.


*Gente dona Eliza que já é falecida, se viva estivesse esse ano estaria fazendo cem anos, no ultimo dia 09 passado, é a terceira pessoa que por lapso ia deixando passar, primeiro foi Hamilton Correia, depois Mundinho do Sapo, esses outros muito depois me lembrei, mas ela está em tempo já que seu aniversário foi agora dia nove de janeiro. Pois é um centenário deve ser lembrado, de uma pessoa que foi tão importante pra educação varzealegrense, quantos doutores, empresários e até mais educadores também assim como ela, tiveram seus aprendizados iniciais por essa baluarte de nossa educação. Várzea Alegre já lhe prestou-lhe uma homenagem quando lhe homenageou com um nome de escola que é a que funciona a APAE do município. Parabéns a Várzea Alegre que pode contar com essa baluarte de nossa educação. Parabéns aos familiares dessa nossa dama da educação.

Israel Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário