Palavras de amor, palavras de afeto, palavras de alegria, palavras de amizade, palavras de carinho. São tantas palavras... Palavras, palavras...


domingo, 14 de novembro de 2010

Um conto que não é de fadas

 

O nome é Antonia. Mas só descobre que o nome era Antonia... Deixa para lá.
Gostaria muito que me explicassem porque cargas d’água alguém bota, põe, coloca ou dá um nome ao filho na Pia Batismal para chamar com outro nome.
Pois bem, sou Antonia de Batismo e de registro  civil, mas Artemísia de ... não sei o quê.
É uma idéia muito louca, essa de você não ser você. Você ser outro.
Estou eu, Antonia, passando no meio da rua. Caminhando na direção do ponto do ônibus que deveria pegar e voltar para casa. Tinha ido ao centro comercial fazer umas comprinhas talvez para o “baby”, pois estava grávida. Quando escuto: Artemísia, Artemísia...
Num primeiro momento me assustei porque eu já estava treinando que eu não era Artemísia, eu era Antonia. Mas ao ouvir, pensei. Se alguém chama Artemísia é porque conhece a Artemísia, não a Antonia. Que loucura! Esta história é real. Não é demência. Voltei-me para o lado de onde chamavam e lá estava uma colega do Ceará, que conhecia a Artemísia e não a Antonia. Pois não é que ela havia-se casado e por conta do destino era minha vizinha... Coisa de cidade grande havia seis meses. Foi o nosso primeiro encontro.
Eita, mundo louco, meu Deus! Foi aquele abraço. Conversas vêm, conversas vão. Moramos no mesmo lado do mesmo bairro, quase no mesmo sub bairro! Coincidência? Não sei. Ainda hoje somos quase vizinhas, mas pouco nos vemos. Ela tem a vida dela, eu a minha. Ainda sou Artemísia para ela. Mas para mim, no Rio de Janeiro, sou Antonia de documento e tudo. No Ceará, mais especificamente em Várzea Alegre, sou Artemísia.
Antonia ou Artemísia?
Artemísia ou Antonia?
Uma viveu vinte e oito anos, a outra já tem trinta. Porém, para uma não matar a outra, criei um Blog e lá volta a Artemísia...
Eu gosto das duas. Uma é leve, é princesa, é planta, é remédio. A outra é forte, de valor inestimável.

Artemísia

5 comentários:

  1. E quanto a Bibi? Qual o significado? rsrs

    ResponderExcluir
  2. Valor inestimável???
    Valor inestimável!!!
    Mas só quem realmente sabe esse valor são aqueles que a cercam, que dependem dela, que a amam, por mais que não demonstrem.
    Só quem realmente sabe esse valor são aqueles que não conseguem imaginar ter uma vida sem a existência dela.
    Em meu nome e de todos que sei que também gostariam de expressar esse valor inestimável: obrigada por valer tanto para nós!
    Seja Artemísia, Antonia ou Bibi, você sempre terá um valor inestimável e uma presença indispensável.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gabi, você pensou que esqueci de reler o que você registrou? Não, não esqueci. Achei muito bonito e muito bem escrito. Parece que se inspirou na mãe...! Eu a amo muito mais do que você pensa.
    Um beijo graaaaaannnnnnnde!

    ResponderExcluir
  4. esse texto ficou show de bola parabéns a cada dia você se supera esse texto é uma realidade na terra que surgimos sempre seremos a mesma pessoa, mesmo que alcancemos fama internacional, mas na nossa terra seremos sempre aquela pessoa conhecida de antigamente abraços

    ResponderExcluir
  5. Oh, Israel, obrigada! Suas palavras me engrandecem, me elevam, sem me tirar do chão!

    ResponderExcluir