Palavras de amor, palavras de afeto, palavras de alegria, palavras de amizade, palavras de carinho. São tantas palavras... Palavras, palavras...


domingo, 18 de dezembro de 2011

Liberdade


       Engana-se quem pensa ter liberdade por ser independente financeiramente ou maior de idade. Na adolescência sonha com a liberdade de ir e vir, fazer o que bem quiser e entender, sem ter que dar satisfação a deus e o Mundo! Porém se esquece de um pequeno detalhe: não é autossuficiente... A dependência é para sempre. Para sempre quer dizer enquanto vive. Porque depois que morre, meu amigo, não nos cabe conhecer. Pois se depende até da Boa Vontade dos outros para nos conduzir à Eterna Morada.
       O que é liberdade, senão um estado de espírito?
       Sou livre quando posso sorrir, falar, abraçar o meu próximo.
       Sou livre quando tenho sonhos a realizar e os torno possíveis.
    Sou livre quando amo sem egoísmo. Porém o amor nos torna livre e prisioneiro também.
Quantos amores “para sempre!” que não duraram mais que um dia?
Aquele amor da adolescência que jura a morte e se mata. Quantas vezes matamos e morremos de amor...  Aquele amor que mereceu o mínimo da nossa energia desperdiçada. Valeu a pena porque a alma não era pequena (Fernando Pessoa), mas só foi eterno enquanto durou (Vinícius de Moraes), queimou e ardeu sem se ver como o fogo a ferida que doeu sem dor (Camões), para depois principiar novamente porque já é outro amor. Foram dois, cinco, perdida a conta. Noites mal dormidas. Insônia e sonhos vãos. Música que marca. Perfume que relembra. São trocados por novos poemas, de acordo com o Estado de Espírito!
        Liberdade é ser você mesmo, se é que você consegue. Conheço alguém que vive falando que nunca se é sozinho, somos sempre parte dos outros: pais, mães, irmãos, filhos, netos, tios, avós e por aí vai. Somos presos a uma série de conceitos e preconceitos. Tendo hora certa para sair de casa e para voltar, pois tendo responsabilidade tanto para com o trabalho quanto para com a família, devem-se satisfações aos dois lados.
        Livre é o pássaro fora da gaiola porque voa para onde quer até que lhe tirem a vida.
        Livre é a borboleta ao sair do casulo até completar sua hora.
        Livre é quem não se apega a pequenas ou grandes armadilhas que vida lhe prega.
        Livre é todo aquele que acredita e escolhe ao que quer se prender.
      Liberdade, palavra bonita e sonhada por uma grande maioria e conquistada por poucos!

                                                           Artemísia

Nenhum comentário:

Postar um comentário