Palavras de amor, palavras de afeto, palavras de alegria, palavras de amizade, palavras de carinho. São tantas palavras... Palavras, palavras...


quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O FIGO


O figo é o fruto da figueira, planta do gênero Ficus, da família das moráceas, do qual existem mais de 1.000 espécies. Uma delas é a figueira comum, botanicamente denominada Ficus Carica. Desde os tempos pré-históricos, o fruto da figueira é apreciado como alimento, tendo sido mencionado nas obras de Homero, Heródoto e outros autores da época clássica, bem como no Velho Testamento. Na pirâmide de Gizé, já apareceram figos esculpidos, e várias lendas gregas e romanas estão relacionadas ao fruto. A figueira é originária da Arábia, e difundiu-se em tempos remotos pela região mediterrânea, sendo hoje cultivada em quase todo o mundo.
A figueira comum é arbusto ou arvoreta de um ou vários caules, retos ou tortuosos, folhas alternas e palmilobadas, inflorescências monoicas, podendo atingir de 5 a 8 metros de altura. CAracteriza-s por sua grande longevidade, e uma velha figueira, plantada por Pizarro, vive ainda no pátio do palácio do governo em Lima, no Peru.
O figo é o receptáculo oco e carnoso, com pequena abertura na extremidade distal, em cuja parede se inserem primeiro as flores e, em seguida, os frutos. O figo tem as dimensões de um pêssego pequeno, e pode ser preto, vermelho, verde e até amarelo. Os figos são comidos frescos, enlatados, em conserva e secos. Do suco do figo pode-se preparar álcool, vinho e um mordente para tingir fazendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário